Metrô de Londres faz pequena mudança para se tornar mais inclusivo

Avisos sonoros de estações do metrô de Londres saudam passageiros sem gênero
Avisos sonoros de estações do metrô de Londres saudam passageiros sem gênero (Foto: Divulgação)

O metrô de Londres, na Inglaterra, realizou uma mudança sutil que abrange maior diversidade e inclusão. Os anúncios sonoros nas estações e nos trens passaram a saudar os passageiros com “olá a todos”, ao invés de usar os tradicionais “damas e cavalheiros”. A mudança torna os avisos neutros em gênero.

É uma alteração que muitas pessoas podem nem ter percebido, ou entendido a razão, mas é algo muito bem visto por qualquer pessoa trans não-binária, por exemplo. Até porque, a linguagem é algo importante na construção de identidades e para fazer com que a sociedade se acostume com a inclusão.

Leia Mais:


Ivana se descobre homem trans e gay em A Força do Querer

Internada, Rogéria apresenta melhoras e já se alimenta sem sonda

O movimento Stonewall, por exemplo, representante dos direitos LGBT, comenta: “Nós comemoramos esses anúncios com neutralidade de gênero porque vai assegurar que todos – independente de como se identifiquem – se sintam acolhidos”. No caso do metrô de Londres, a necessidade de aumentar a inclusão foi levantada através de audiências públicas.

Mark Evers, que está à frente do programa de mobilidade urbana da cidade, falou que essa mudança se coloca de acordo com a diversidade proposta em toda a Londres. “Nós revisamos a linguagem usada nos anúncios para garantir que fossem totalmente inclusivos, refletindo a grande diversidade de Londres”, afirmou. O prefeito, Sadiq Khan, já havia se mostrado favorável à medida desde as primeiras conversas nas audiências.


DEIXE UMA RESPOSTA