Canadá aprova lei que proíbe desrespeito à identidade de gênero

Canadá aprova lei prevê penas para quem derespeitar pessoas trans
Canadá aprov lei prevê penas para quem derespeitar pessoas trans (Foto: Reprodução/Flickr)

O Canadá aprovou, na última quinta-feira, 6, uma lei que proíbe o desrespeito a identidade de pessoas transgêneros, incluindo o nome social e pronomes escolhidos. As informações são do site LifeStyleNews.

A aprovação do Senado coloca a Bill C-16 como parte do Código de Direitos Humanos do país, uma norma que classifica a identidade e expressão de gênero. Ao mesmo tempo, o desrespeito a esse direito se torna um crime de ódio no Código Penal 67-11. As penalidades para quem desrespeitar pessoas trans pode ir desde prisão e multa até um treinamento anti-preconceito, que a ensinará a forma correta de agir.

Leia Mais:


Ônibus com mensagem conservadora enfurece ativistas LGBT no Chile

Reino Unido celebra primeiro casamento gay muçulmano

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, comemorou a nova legislação em suas redes sociais “O projeto de lei C-16 passou no Senado – tornando ilegal discriminar com base na identidade ou expressão de gênero”, escreveu ele que celebrou a conquista com a hashtag #AmorÉAmor.

É claro que os conservadores canadenses não aprovam a lei. “A lei viola a liberdade de expressão dos cidadãos e que institui a ideologia de gênero”, diz o professor Jordan Peterson, da Universidade de Toronto. Grande parte da população, porém, concorda com as implicações da lei. Todo o projeto só precisa, agora, receber a aprovação do governador geral.


DEIXE UMA RESPOSTA