“A resistência aos medicamentos é um desafio crescente para a saúde global e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Precisamos abordar de forma proativa os níveis crescentes de resistência aos medicamentos contra o vírus, se quisermos atingir o objetivo global de acabar com a Aids até 2030”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Número de casos de AIDS cresce no Brasil

A resistência aos medicamentos contra o vírus HIV acontece quando as pessoas não seguem um plano por escrito do tratamento, muitas vezes por não terem acesso ao tratamento e aos cuidados contra a doença. Segundo o relatório da OMS, as pessoas com resistência aos medicamentos começarão a apresentar falhas durante o tratamento e poderão transmitir os vírus resistentes para outras pessoas.

A OMS pretende encaminhar especialistas para ajudar os países no combate à resistência dos medicamentos contra o vírus HIV. As medidas incluem também uma monitoração na qualidade dos programas de tratamento oferecidos pelos países, além de ações de urgência caso falhas nos tratamentos sejam verificadas.

FONTE: UOL