Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Yank! | Musical que aborda a homoafetividade durante a 2ª Guerra Mundial estreia no Rio

Publicado em 01/06/2017

Com autoria dos irmãos norte-americanos Joseph e David Zellnik, ‘Yank!’ estreou no circuito Off-Broadway em 2010 e recebeu 7 indicações ao Drama Desk Awards, assim como indicações de Melhor Musical no Outer Critics Circle Award e The Lucille Lortel Awards. Agora o espetáculo ganha sua primeira montagem brasileira, com estreia no dia 8 de Junho, no Teatro Serrador, Rio de Janeiro.

Na história, Stu (Hugo Bonemer), um correspondente de guerra, se apaixona pelo soldado Mitch (Betto Marque). Em meio a luta pela sobrevivência nas frentes de batalha da 2ª Guerra Mundial, o amor entre os dois precisa vencer as adversidades nas trincheiras de um tempo e lugar onde todas as circunstâncias estão contra eles.

– Há 4 anos, comecei a procura de alguma peça teatral que tocasse em um tema que acho muito importante trazermos para discutir na sociedade: a homoafetividade. E foi a partir dessa pesquisa que eu e um amigo descobrimos YANK!. Além de ser uma história linda, passada durante a Segunda Guerra Mundial, onde dois soldados norte-americanos se apaixonam, ainda é um musical. Juntei o útil ao agradável. Este projeto era uma chance de estabelecer um diálogo com toda sociedade carente de representação e que sempre desejou ver os seus sonhos e sua voz trazida à tona. Estamos em uma época única da história mundial, em que essa questão pode ser abordada de maneira direta, pois transcende as barreiras de nacionalidade ou de gêneros artísticos, sendo do interesse do grande público – fala Leandro Terra, que também integra o elenco, além de ser o idealizador e produtor do espetáculo.

– Antes da guerra, milhares de gays americanos, de diversas cidades de interior, pensavam ser únicos no mundo. Quando os Estados Unidos reúnem essa gente toda na guerra, eles descobrem que não estão sozinhos. Mesmo num ambiente hostil, formam-se milhares de casais, felizes com a descoberta de que “é real e é normal”. Quem era descoberto ia preso, mas podia escolher ir para a linha de frente, de onde cerca de 80% dos soldados não voltavam. Os que sobreviviam começaram a migrar para São Francisco. Anos depois, o bairro de Castro, em São Francisco, vem a se tornar símbolo de resistência. A história que contamos é o começo do movimento de clareza e proteção à comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) nos Estados Unidos. Faz parte da história mundial contemporânea por liberdade e me sinto honrado em contar – revela Hugo Bonemer.

‘Yank! – O Musical’ tem tradução e versões de Menelick de Carvalho e Vitor Louzada, direção geral de Menelick de Carvalho, direção musical de Jules Vandystadt e coreografias de Clara da Costa. O elenco conta ainda com Fernanda Gabriela, Conrado Helt, Leandro Melo, Chris Penna, Dennis Pinheiro, Bruno Ganem, Robson Lima e Alain Catein.

Fonte: Cena Musical

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade