Matt Bomer gera polêmica ao interpretar mulher trans em filme

Matt Bomer recebeu críticas sobre sua atuação de mulher trans no filme Anything.
Matt Bomer recebeu críticas sobre sua atuação de mulher trans no filme Anything (Foto: Reprodução / YouTube)

Protagonista do filme Anything, o ator Matt Boomer está no centro de uma polêmica. É que na trama o astro hollywoodiano irá dar vida a mulher transgênero Freda Von Rhenburg, uma profissional do sexo que se relaciona com um homem depressivo que enfrenta a morte de sua esposa. A iniciativa da obra foi comemorada por alguns, por abordar a temática trans, por outro lado levantou a discussão da escolha de um ator cis para representar o papel.

Desde que um teaser da produção foi liberado, no início do mês,  muitas críticas à interpretação de Bomer de uma mulher trans, por ele mais parecer “com um homem gay fantasiado”, como alguns internautas apontaram. Além do mais, essa escolha deixa atores e atrizes trans no aspecto da falta de empregabilidade e reforça a ideia de que mulheres trans são, na verdade, homens.

Jen Richards, atriz trans, contou ter participado das audições e ter falado para a produção que não chamassem um ator cis para o papel, tendo explicado os motivos: falta de representatividade e oportunidades de emprego para a população trans. Entretanto, sua recomendação não foi seguida.


Leia Mais:

Mulheres trans largam seus empregos na Índia por não terem local seguro para morar

Aprovada a lei que regulamenta tratamento à população trans nas cadeias do DF

Outra pessoa que mencionou o assunto foi a atriz trans Jamie Clayton, conhecida pela série Sense8. Ela chegou a enviar uma mensagem para Matt Bomer, dizendo que esperava que eles tivessem feito algo bom para a comunidade trans.

O diretor de Anything, Thimoty McNeil, justificou a escolha de Bomer dizendo que ele faz apenas uma de três personagens trans, e que as outras duas são interpretadas por atrizes também trans. Não foi informado nada sobre a relevância desses outros papeis. Ainda não há previsão de estreia do filme no Brasil.

Atores cis no papel de personagens trans já se tornou um clichê do cinema. A exemplos de  filmes recentes, como A Garota Dinamarquesa (com Eddie Redmayne) ou Clube de Compras Dallas (com Jared Leto).


DEIXE UMA RESPOSTA