Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Maratona francesa: Festival Varilux 2017 começa nessa semana em 55 cidades

Publicado em 06/06/2017

O Festival Varilux de Cinema Francês começa nessa semana em 55 cidades brasileiras, trazendo as mais recentes produções da cinematografia francesa de gêneros diversos como comédias, romances, dramas e documentário. Dia 7, a maratona se inicia em São Paulo e dia 8 nas demais cidades. A programação deste ano é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é a última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.

São Paulo e Rio de Janeiro recebem a delegação formada por diretores e atores das várias  produções e que participam de debates com o público em sessões gratuitas ou pagas. Como nas edições anteriores, algumas cidades realizam sessões educativas (63) e sessões de democratização (58) em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial. As sessões educativas estão previstas com o filme “A Viagem de Fanny”, de Lola Doillon, e o documentário “Amanhã”, codirigido por Cyril Dion e pela atriz Mélanie Laurent.

O Festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de mesas-redondas e sessões democráticas em várias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica, também para refletir sobre temas ambientais abordados em “Amanhã”. A primeira será dia 10 de junho, no Rio de Janeiro. Outras oito cidades terão exibição seguida de debate. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já funcionamento e que sinalizam o que pode se  tornar o mundo no futuro. Veja a programação completa no site do festival https://variluxcinefrances.com/2017/festival/exibicoes-do-documentario-amanha/

“Com essa edição, o público vai poder reencontrar os maiores astros do cinema francês. O elenco do festival é impressionante, desde Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Omar Sy, Marion Cotillard, Guillaume Canet e até o último filme de uma das referências da Nouvelle Vague, Emmanuelle Riva (Perdidos em Paris). Procuramos uma seleção  mais diversa possível e  tendo a qualidade como um critério principal. E uma temática central: o amor! Romanesco (Frantz, Um instante de amor, A vida de uma mulher), filial (Tal mãe, tal filha, O filho uruguaio, Uma família de dois), tortuoso (Na cama com Victoria, Perdidos em Paris)… É tudo o que precisamos” – comemora Christian Boudier, diretor do festival.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade