Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

1 milhão de pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis por dia, alerta OMS

Publicado em 08/06/2019

Mais de 1 milhão de pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis por dia em todo o mundo. Assim, segundo a OMS, os níveis de clamídia, gonorreia, triconomíase e sífilis são os mais preocupantes.

A grande maioria das doenças são fáceis de prevenir e curar, mas algumas – em particular a gonorreia – estão envolvendo superbactérias cada vez mais difíceis de tratar com antibióticos. O alerta foi preceituado pela própria OMS em um relatório.

“As doenças sexualmente transmissíveis estão em toda parte. Elas são muito mais comuns do que pensamos”, disse Teodora Wi, autoridade médica do departamento de saúde reprodutiva e de pesquisa da OMS.

O relatório, baseado em dados globais de 2016, também denotou dados alarmantes. Mostrou que, entre homens e mulheres de 15 a 49 anos, houve 127 milhões de casos novos de clamídia em 2016, 87 milhões de gonorreia, 6,3 milhões de sífilis e 156 milhões de triconomíase.

Peter Salama

Peter Salama, diretor-executivo da OMS para cobertura de saúde universal, disse que os dados apontaram a necessidade de “um esforço combinado para garantir que todos em todos os lugares tenham acesso aos serviços de que precisam para evitar e tratar estas doenças debilitantes”.

Normalmente, as doenças sexuais causadas por bactérias podem ser tratadas com remédios de fácil acesso. Contudo, o estudo da OMS disse que uma escassez recente no suprimento global de benzilpenicilina benzatina dificultou o controle da sífilis.

Segundo EBC, a resistência crescente a tratamentos de gonorreia também é uma ameaça de saúde cada vez maior. Tim Jinks, especialista em doenças infecciosas da instituição de caridade global britânica Wellcome Trust, disse que o aumento nos casos de ISTs é alarmante, especialmente tendo em conta que alguns antibióticos estão se tornando menos eficientes devido à resistência.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade