Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Como ser um aliado de pessoas trans sem invisibilizar e protagonizar seu papel

Publicado em 25/02/2020

Mesmo que tenha havido grandes avanços entre a comunidade, pessoas trans ainda são desproporcionalmente marginalizadas e ainda dentro da nossa comunidade. Sem pessoas trans, a comunidade LGBTQ em geral não teria NENHUM dos avanços nos direitos que desfrutamos agora.

Esta é uma lista do que fazer para ser um aliado da causa trans, uma parte essencial da jornada rumo à libertação de qualquer grupo oprimido, e essas dicas ajudarão você a ter certeza de que está sendo o melhor advogado que pode ser.

As maneiras pelas quais as pessoas discriminam a comunidade trans são variadas. Embora formas explícitas como a violência possam ser mais óbvias, em muitos casos o fanatismo que as pessoas trans enfrentam diariamente é muito mais insidioso.

Ted Eytan via Flickr

Desde microagressões, como delitos deliberados ou repetitivos, até táticas básicas de intimidação, como invasão do espaço pessoal ou tirar uma foto sem consentimento e a negação de um emprego podem ser uma forma de invisibilizar essa pessoa.

Só porque você sabe quem é Laverne Cox ou você assistiu a série Pose toda em uma noite não significa que você seja um especialista na experiência trans, e tudo bem. As pessoas trans são as únicas qualificadas em suas próprias identidades e, mesmo quando ainda estão se descobrindo, definitivamente vão saber mais do que você.

Em um mundo que constantemente tenta silenciar vozes trans, não adicione sua voz. Ao ouvir pessoas trans, você perceberá quase imediatamente que suas experiências são totalmente variadas – longe da maneira monolítica em que são apresentadas na mídia.

A transfobia é comum – mesmo em espaços LGB – e é seu trabalho defender a comunidade quando as pessoas pensam que podem se safar de alguma transfobia casual, porque não há pessoas trans por perto.

Todos cometem erros.

As pessoas trans perdoam os erros, desde que você esteja aprendendo, crescendo e que suas desculpas estejam corretas. Reconheça seu erro e siga em frente com a conversa.

Se você acidentalmente confundir alguém, tudo bem! Mas, em vez de pedir desculpas por algo dramático, o que o centraliza completamente e provavelmente fará seu amigo trans sentir como se estivesse sobrecarregando você, um simples “Merda, desculpe, obrigado por me corrigir” será suficiente.

Trans não é uma estética.

A identidade de gênero não é a mesma que expressão de gênero, e você definitivamente não recebe pontos por “não perceber” que alguém é trans. Da mesma forma, apenas porque uma pessoa é trans, não significa que ela precisa aderir à sua compreensão de gênero quando se trata de roupas, maquiagem ou até gosto musical. As pessoas trans não lhe devem feminilidade, masculinidade ou androgenia.

Reconheça que as normas de gênero são inteiramente arbitrárias e, na verdade, apenas uma construção social usada como arma por aqueles que se beneficiam do patriarcado para infringir mais opressão. Não há uma maneira de ser trans, e certamente não há uma maneira de ‘parecer trans’.

Não faça perguntas intrusivas.

Como regra básica, se você tem uma pergunta em mente que não perguntaria a ninguém, exceto uma pessoa trans, não pergunte à pessoa trans. Assim como você não perguntaria a um amigo cisgênero sobre os órgãos genitais, não deveria perguntar ao seu amigo trans sobre os órgãos genitais.

Pessoas trans são mais do que sua identidade.

As pessoas trans são multifacetadas e é provável que não desejem passar todas as interações com você falando sobre o sexo delas. Crie um ambiente aberto para quando uma pessoa trans quiser falar sobre sua experiência, mas não se intrometa. Há outras coisas para conversar!

Rapidinhas:

Evite dizer as frases abaixo:

“Eu nunca imaginaria que você era trans, você é tão bonita / bonita!”

“Você parece uma mulher / homem de verdade.”

“Você é tão corajosa.”

“Você pareceria muito melhor se usasse menos / mais maquiagem”.

“Oh, você foi atacado? Bem, querida, o que você esperava que acontecesse se vestindo assim?

“Você já considerou um fonoaudiólogo?”

“Posso ver uma foto de como você era?”

“Qual é o seu nome verdadeiro?”

“Então, se você não é binário, então está em uma fase antes de fazer a transição completa?”

Adaptado do Gay Times

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade