Símbolo HIV-Foto/Reprodução.
Símbolo HIV-Foto/Reprodução.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde da cidade de Boa Vista, os números de novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV aumentaram no ano de 2019, e a maioria são homens.

De acordo com o portal de notícias Agência do Rádio, o Departamento de Doenças Crônicas e infecções Sexualmente Transmissíveis, afirma que dos novos casos , 83 pessoas infectadas, 53 foram homens.

“Ela não está ligada somente, unicamente, ao uso do preservativo. Prevenção também é testar. Prevenção é também fazer uso de medicamentos regularmente, para aquelas pessoas que já vivem com HIV. Tem a prevenção que nós chamamos de prevenção combinada, que é um leque de oportunidades que você tem para adquirir para a sua vida”, disse a gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids e Hepatites Virais do Estado de Roraima, Sumaia Dias.


“O que eu aconselho é que se for ter relação, tem que ser sempre com camisinha. A forma mais segura é essa! E não se deixar levar pela aparência da pessoa que está bonita, que está forte, porque no começo não aparenta nada. Vai de 6 a 10 anos para a pessoa sentir algo, dependendo também da alimentação, da vida que a pessoa leva. A pessoa tem que saber bem como se contagia e como não se contagia, para não ter prejuízo”, disse Sumaia.