Rachel Sheherazade, Felipe Neto e Nanda Costa
Rachel Sheherazade, Felipe Neto e Nanda Costa (FOTOS: Reprodução/Instagram)

Quem nos acompanha, viu algumas matérias onde abordamos a polêmica decisão de Marcelo Crivella — prefeito do Rio de Janeiro — de ordenar o recolhimento do livro “Vingadores, A Cruzada das Crianças”. De acordo com o político, o HQ tem “conteúdo sexual para menores”, sendo que se trata de uma única ilustração de um beijo entre dois personagens masculinos.

O título, que faz parte do 66º Volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, teve suas vendas esgotadas, mesmo antes de qualquer ação na Bienal do Livro. Sendo assim, acabou se fazendo uma instantânea e nacional propaganda do exemplar. Alguns famosos mostraram descontentamento com a atitude e falaram sobre nas redes sociais.

Nanda Costa: “Bora Andar Pra Frente”.


Mais de 6 mil pessoas curtiram a publicação até o presente momento e até mesmo o ator Alexandro Claveaux mostrou apoio, comentando com emojis de hang loose.

Marcelo Medici: “Homofobia é crime, censura não”.

Compartilhando a ilustração que deu palco a tantas controvérsias, o ator — que atualmente está no ar em Órfãos da Terra — usou hashtags e foi curtido até pelo colega de profissão, Pedro Neschling.

Felipe Neto: “Quando eles baterem com o ódio, nós devolveremos com amor. Crivella, aqui não”.

A ajuda do youtuber talvez tenha sido a de maior substância e repercussão. Felipe comprou 14 mil livros com a temática LGBT, para serem doados na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no sábado (7). No campo de comentários, inúmeros famosos prestigiaram a atitude.

“Com amor sempre”, declarou Bruno Gagliasso. “Parabéns Felipe”, “F*da” e “Eu te amo” foram as respectivas mensagens de Leo Dias, Giovanna Ewbank e Luisa Mell. “É isso” e “Yes”, escreveram Fernanda Gentil e João Côrtes. Preta Gil enviou emojis de aplausos.

Mônica Martelli: “Em apoio à Bienal, pela liberdade de expressão, diversidade e pelo direito de ser quem se é! Amor é amor! Meu repúdio a toda forma de censura e de intolerância”.

A atriz e autora mostrou uma ilustração do artista RafaMon, que pode ser encontrada no RioCentro. Famosos como Monica Iozzi, Ana Furtado, Juliana Knust e Maira Charken curtiram o post.

Luis Miranda: “Beijo não incentiva violência. Violência é usar um beijo para agredir a liberdade”.

Muitos concordaram com tal afirmação e enviaram mensagens de apoio. Viviane Araújo e Emanuelle Araújo deixaram seu like na publicação.

Jarbas Homem de Mello: “CULTURA: todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

O marido de Claudia Raia compartilhou uma polêmica charge em que alguém pergunta “recolho todos os livros?” e Crivella responde “não, só os que dão tesão”.

Carmo Dalla Vecchia: “❤️”.

O ator exibiu o print do mandado de segurança emitido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para impedir que Marcelo Crivella recolhesse qualquer livro com a temática LGBT. Populares comemoraram!

Paula Burlamaqui, Walcyr Carrasco e Alinne Rosa foram outros 3 que exibiram a imagem do HQ, informando sobre a ação tomada pelo prefeito da capital carioca, criticando a censura.

View this post on Instagram

[censura nunca mais]

A post shared by Alinne Rosa (@alinne) on

Rachel Sheherazade: “Mais beijos, menos ódio, mais amor por favor”.