Saiba onde caiu os destroços do foguete chinês Long March 5B

Desde o início da semana especialistas estimavam onde poderia cair o foguete

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta madrugada de domingo (9), os destroços do foguete lançado pela China Long March 5B caíram no Oceano Índico. A notícia foi emitida a mídia estatal chinesa, acalmando as estimativas realizadas pelos especialistas. A maior parte dos componentes do foguete acabou sendo destruído na reentrada na atmosfera da Terra, que ocorreu às 23h34 deste sábado (horário de Brasília).

O escritório chinês de engenharia espacial informou as coordenadas de 72,47° de longitude leste e 2,65° de latitude norte. Sendo colocado o impacto das partes do Long March 5B a Oeste do arquipélago das Maldivas. Acabou dando tudo errado, pois o verdadeiro intuito era lançar a órbita o módulo Tiache, o primeiro da futura estação espacial chinesa. Mas o envio realizado no dia 29 de abril, na cidade de Wenchang, na província de Hainan, acabou criando uma polêmica mundial.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Porém, este problema enfrentado pela China foi recorrente, pois no primeiro lançamento realizado em maio do ano passado do Long March 5B aconteceu o mesmo problema. Naquele momento, o estágio principal acabou caindo descontroladamente seis dias após o envio, no Oceano Atlântico. Constando que por alguns minutos, não atingiria uma cidade nos Estados Unidos.

Os destroços do lançamento do ano passado também caíram sobre a África ocidental, chegando a danificar alguns vilarejos. Todo o trajeto foi supervisionado pela engenharia aeroespacial dos Estados Unidos. A China pretende cumprir o plano Pequim, que consiste na construção de uma estação espacial até o fim de 2022,  mas precisamos acompanhar os próximos passos desta missão em que está dando errado desde o início.

Siga-me no instagram @mauriciodebritto e nos acompanhe nas outras postagens da coluna Politizah

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio