O que há de preconceito na ação da prefeitura de Bauru com o banheiro ‘multigênero’ do McDonald?

Na última semana, a placa de sinalização dos banheiros de um dos restaurantes McDonald na cidade de Bauru causou polêmica nas redes sociais. Esta unidade da rede de fast food

Publicado em 23/11/2021 16:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última semana, a placa de sinalização dos banheiros de um dos restaurantes McDonald na cidade de Bauru causou polêmica nas redes sociais. Esta unidade da rede de fast food foi punida por tentar implantar um banheiro “multigênero”, em que carregava na identificação de sua porta três bonecos, tendo o direcionamento para uso daquele espaço a homens, mulheres ou pessoas que não se identificam com esses gêneros ditos anteriormente.

No entanto, uma senhora que se encontrava neste estabelecimento gravou as sinalizações colocadas em amarelo nas portas, de uma maneira indignada, fez suposições de que o restaurante fosse comunista por ter um banheiro inclusivo para todas as identificações de gêneros. Após a repercussão, a prefeitura de Bauru notificou a rede por supostas irregularidades, sugerindo para eles trocarem as placas pelas tradicionais. Agora, há apenas o desenho de um boneco clássico simbolizando a indicação de banheiro “masculino e “feminino”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O vídeo que viralizou, também carrega as falas da frequentadora afirmando para os vereadores da cidade darem algum jeito referente ao que ela estava denunciando. Supôs sobre o equívoco, em que até crianças frequentariam aquele banheiro “multigênero”. As imagens causaram polemica, dividindo opiniões na internet, semelhante a polarização que vivenciamos atualmente no cenário político atual.

O Restaurante em nota confirmou que realizou a mudança das sinalizações em seus banheiros após o comunicado da prefeitura, impondo em que eles estariam descumprindo exigências do código sanitário da própria cidade. Em meio a essas ações ganharem repercussão negativa, atitudes que deveriam ser vistas por um aspecto de inclusão a todas as pessoas, nos fazem acreditar que ainda estamos muito longe de alcançarmos a segurança de frequentar um restaurante que você pode ser o que é até no momento de ir ao banheiro.

Eu sou o Maurício de Britto, colunista de políticas públicas na coluna Politizah (Clique aqui)!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

G Store

MOLETOM PRIDE BRASIL

Comprar

SUNGA COLORS

Comprar

CAMISETA PRIDE HEART - LONG

Comprar

BONÉ PRIDE HEART

Comprar

MOCHILA PRIDE BRASIL

Comprar