Dia dos povos indígenas: Saiba por que falar “dia do índio” e “tribo “é incorreto

Nesta data do dia 19 de abril comemora-se o dia dos povos indígenas

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta segunda-feira (19), comemora-se no calendário nacional o “dia do índio”, porém, este termo é incorreto. Vemos o quanto precisamos aprender, pois desde nossos tempos de escola fomos ensinados nesta data a usar enfeites, pinturas no rosto e realizar batida na boca emitindo um som característico, mas isso não é visto como atitudes de respeito aos nossos povos indígenas, por mais que sejam apresentadas às crianças, como nos foi um dia, de uma maneira empática.

Neste mês de abril celebramos a cultura e a luta por direitos de respeito dos indígenas. Em pleno século XXI, muitas pessoas acham que ser indígena é morar no meio do mato, não ter celular e não ter acesso a internet. Essas mesmas pessoas pensam que ser indígena é apenas escolher morar na aldeia, usar cocar e ainda assim, lutar pela preservação meio ambiente. Ser indígena é muito mais do que isso, é estar livre para ocupar qualquer espaço na sociedade, em um trabalho ou em uma universidade.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Povos indígenas podem ser urbanos, ocupar todos os espaços e ainda sim, não perder sua essência e sua base histórica. O termo índio a primeiro momento remete ao elemento químico índio, encontrado na tabela periódica. Em um segundo momento, o termo é “dado” aos povos indígenas, mas carregando muitos estereótipos, visões errôneas, e o próprio equívoco na tratativa em que sempre foi feita no Brasil. Portanto, o termo “indígena” melhor os representa, tendo como significado “originários da terra”, definindo melhor o que eles são.

Os indígenas sofrem com rótulos de “selvagens” e de que vivem em “tribos”, mas isso é uma maneira depreciativa com a cultura dos povos nativos do Brasil. Isso acaba tendo reação no comportamento de muitos deles, muitas vezes preferindo viver isolados ao invés de encarar o preconceito da cidade grande. Outro mito, eles são os povos originários do Brasil, não sendo nosso país descoberto por Pedro Alves Cabral e sim, invadido por ele. A história dos povos indígenas precisa ser respeitada, grupo social que desde o início sempre foi massacrado por guerras coloniais em que dura até hoje, só mudaram as armas.

Segue vídeo complementar sobre a cultura indígena:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio