COVID-19: Com a pandemia, milhões de jovens estão em risco de ficarem sem emprego

Milhares de jovens correm o risco de ficarem ociosos sem os seus empregos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde março do ano passado, com o início da pandemia em nosso país, vivemos momentos de caos em diversos setores, e um dos mais afetados foi o setor da economia. Com o risco de ter contato com o novo coronavírus, o trabalho presencial teve que ser repensado, e muitas vezes deixado de lado. Desta forma, muitas pessoas ficaram desempregadas, pois as empresas não tiveram condições de mantê-las, devido as despesas e a falta de demanda.

Um dos públicos mais atingidos foram os jovens, muitos deles em estágios e trabalhos paralelos a faculdade. Constata-se essa informação com a pesquisa realizada pela Nube, que mostra que a taxa de desemprego no Brasil é de 29,8% entre jovens de 18 a 24 anos. Em paralelo, no cenário de profissionais recém-formados entre 2019 e 2020, 5 de cada 10 estão sem trabalhar.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Outro dado que choca bastante é de que apenas 20% dos entrevistados que estão inseridos no mercado, exercem a função no ramo em que se formaram. Vivemos momentos difíceis, pois a taxa de desemprego no Brasil, no quarto semestre do último ano, superou os 13,9%. Quando falamos de jovens de 18 a 24 anos, o número saltou de 23,8% em 2019 para 29,8% em 2020. Chegando nesta faixa etária uma margem de 4,1 milhões de desempregados.

O setor de serviços foi extremamente afetado, pois diante das regras de distanciamento não havia a possibilidade de continuar com todos os trabalhos. No quarto trimestre de 2020 a queda foi de 28% neste segmento. Ainda segundo o Nube, 11% dos desempregados desistiram de procurar emprego durante a pandemia. Por mais que a situação esteja difícil, não desista! Procure contatos próximos que possam te ajudar em indicações, atualize o seu perfil no LinkedIn, e fique sempre atento as oportunidades, quem sabe a sua já esteja aí.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio