Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Direito a Deus

O que Clemente de Roma escreveu sobre o pecado de Sodoma

Clemente de Roma, contemporâneo aos apóstolos Pedro e Paulo, escreveu uma carta a Igreja de Coríntios na qual ele cita qual foi o pecado praticado pelos sodomitas

Publicado em 23/05/2022

Clemente foi o quarto bispo da cidade de Roma (88-99 d.C), tendo sido um dos primeiros papas da Cristandade, Papa Clemente I. Viveu, portanto, no período da Igreja do primeiro século, sendo contemporâneo dos apóstolos Pedro e Paulo. Acredita-se que ele morreu no ano de 101 d.C, após ter sido preso pelo imperado Trajano (98-117 d.C).

O apóstolo Paulo cita Clemente na Carta aos Filipenses 4:3: “E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.

A Bíblia do Peregrino traz a seguinte nota acerca desse trecho: “Já Orígenes identificou esse Clemente com o quarto papa, autor de uma famosíssima carta enviada aos coríntios”.

Eusébio de Cesaréia (viveu entre os séculos III e IV d.C), na obra A História Eclesiástica, faz o seguinte relato acerca da Carta de Clemente de Roma aos Coríntios:

No décimo segundo ano do mesmo império, Anacleto, que foi bispo da Igreja de Roma durante doze anos, foi substituído por Clemente, que o Apóstolo, na carta aos Filipenses, informa ter sido seu colaborador, nesses termos: ‘Em companhia de Clemente e dos demais auxiliadores meus, cujos nomes estão no livro da vida’ (Fl 4,3). Com efeito, deste último existe uma carta tida por autêntica, significativa e admirável. Ele a redigiu, da parte da Igreja de Roma para a Igreja de Corinto, em consequência de uma divisão que sucedera em Corinto.” (Terceiro Livro, Capítulos 15 e 16)

Segundo Eusébio, a Carta de Clemente aos Coríntios era bastante lida nas igrejas da época:

Sabemos que em grande número de Igrejas lia-se outrora esta carta, e ainda hoje é lida. Hegesipo é fidedigna testemunha de que sob o mesmo imperador houve perturbação em Corinto, causada por sedição”.

A Carta de Clemente e a I Carta de Paulo aos Coríntios possuem um teor muito parecido. Eles exortam os irmãos a retornarem aos ensinos deixados por Cristo. Clemente cita que os irmãos da Igreja de Coríntios eram conhecidos por serem autênticos, incorruptos, com uma fé extraordinária e firme e uma hospitalidade generosa:

2 – Ora, quem é que esteve entre vós e não elogiou vossa fé extraordinária e firme? Quem não admirou vossa piedade consciente e suave em Cristo? Quem não louvou a tradição da vossa hospitalidade generosa? Ou quem não vos felicitou por vossa doutrina perfeita e segura?” (Capítulo I)

Nos capítulos seguintes, Clemente passa a citar os que no passado pecaram, mas também cita os apóstolos Pedro e Paulo, suas lutas, provações, testemunhos, paciência, assim como passa a discorrer sobre Noé, Enoque e Abraão, até chegar na passagem na qual ele cita que a causa de Ló não ter sido destruído com os demais moradores de Sodoma, foi a sua hospitalidade:

CAPÍTULO XI 1 –

Por causa da hospitalidade e piedade, Lot salvou-se de Sodoma, quando a terra em redor foi castigada com fogo e enxofre. Desta forma, Deus deixou claro que não abandona aqueles que esperam nele, mas que entrega os ímpios ao castigo e ao suplício.

Quanto à Hospitalidade, Clemente ainda fala de sua importância na vida de Abraão e de Raabe:

“CAPÍTULO X

6 – E ainda diz: “Conduziu Deus a Abraão para fora e lhe falou: ‘Levanta os olhos para o céu e conta os astros, se é que consegues contá-los. Assim será a tua descendência’. Abraão acreditou em Deus e isso lhe foi imputado como justificação”. 7 – Por causa da fé e da hospitalidade, foi-lhe dado um filho na velhice e, por obediência, ele o ofereceu como sacrifício a Deus sobre um dos montes que Ele lhe mostrou.

CAPÍTULO XII 1 – Por causa da fé e hospitalidade, Raabe, a prostituta, se salvou. 2 – Pois quando Jesus, filho de Navé, mandou espiões para Jericó, o rei daquela nação ficou sabendo que haviam chegado homens para explorar a terra; então mandou homens para os prenderem e, depois de presos, matarem-nos. 3 – Raabe, a hospitaleira, recebeu-os e os ocultou sob a palha do linho no andar superior.”

A Carta de Clemente é mais uma demonstração de que o pecado dos sodomitas nada tem a ver com a homossexualidade, mas com a violação da lei da hospitalidade ao desejarem realizar um abuso sexual coletivo contra dois visitantes.

A hospitalidade era uma determinação tão importante que Jesus fala que se Sodoma tivesse sido hospitaleira, ela teria permanecido. Nessa passagem Jesus repreende Cafarnaum, pois ele havia sido expulso de lá:

E, tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje”. (Evangelho Segundo Mateus 11:23)

A passagem que relata Jesus sendo expulso está descrita no Evangelho Segundo Mateus 8:34.

Em outras palavras, Jesus estava dizendo o seguinte: se em Sodoma tivessem sido feitos os sinais que se fizeram em Cafarnaum, os sodomitas teriam crido e praticado a hospitalidade e, em decorrência disso, não teriam sido destruídos.

É essa comparação que Jesus faz. Ou seja, mais uma demonstração de que Sodoma não possui qualquer vínculo com as relações homossexuais consensuais vividas por lésbicas, gays, bissexuais ou pansexuais.

Para acompanhar o Direito a Deus, seguem as nossas redes sociais:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade