Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Professor de BH lança livro sobre população transexual em março

Publicado em 09/03/2020

“Cidadania Trans: O Acesso à Cidadania por Travestis e Transexuais no Brasil”, escrita pelo professor Caio Pedra tem lançamento para o dia 21 de março (sábado), das 9h às 14h, no Yanã Bar (Rua Niquelina, 765 – Santa Efigênia). A entrada é gratuita e o livro estará a venda online no site da Editora Appris www.editoraaappris.com.br e principais livrarias do país.

Segundo Pedra apresenta análises do contexto atual das exclusões vivenciadas diariamente por travestis e transexuais no Brasil organizadas nos eixos: economia, educação, trabalho, saúde, moradia e uso da cidade, família e relações de gênero, e política.

Além disso, observa as propostas de atuação e manutenção do debate dessa pauta, por meio do movimento LGBT no Brasil, país onde 9% da população é LGBT, segundo o Censo de 2010, e levanta o histórico do tratamento dado a essas questões pelo poder público e seus três poderes.

Como explica ele: “A proposta é reunir e sistematizar dados e literatura acadêmica que facilitem o conhecimento das diversas realidades vividas por travestis e transexuais em nosso país e que esse corpo teórico sirva, principalmente, como base para a formulação de políticas públicas que promovam a inserção social desse grupo e, consequentemente, corrijam essa discrepância alarmante de direitos básicos”.

O autor ainda cita dados como o da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que aponta que 90% das travestis e mulheres trans brasileiras vivem principal ou exclusivamente da prostituição, e da OAB (subseção Mato Grosso), que apurou que a evasão escolar neste grupo chegou a 82% em 2016.

“O tempo médio de vida de uma pessoa trans no Brasil é de apenas 35 anos, enquanto a expectativa de vida da população em geral é de 75,5 anos, mais que o dobro das pessoas trans e travestis, de acordo com dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, aponta Pedra.


SOBRE O LIVRO

A leitura da obra está estruturada em quatro partes. “O primeiro capítulo conceitua e discute noções de cidadania. O segundo reúne dados das variadas formas de exclusão e os organiza em um modelo de sistematização que permite análises individualizadas e também globais do assunto.

A terceira parte do livro aborda a evolução e a importância da atuação da sociedade civil na politização dessas questões. Já o quarto e último capítulo faz um levantamento do histórico de ações estatais destinadas a enfrentar as exclusões denunciadas por estudiosos do assunto”, resume o autor.

SOBRE CAIO PEDRA

Professor, servidor público, advogado e ativista em direitos humanos. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, com pesquisas relacionadas ao acesso à cidadania pela população LGBT. Bacharel em Direito pela UFMG e especialista em Gestão de Instituições Federais de Ensino Superior pela mesma universidade.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro Cidadania Trans: O Acesso à Cidadania por Travestis e Transexuais no Brasil

Data: 21/03/202, sábado

Horário: Das 9h às 14h

Local: Yanã Bar – Rua Niquelina, 765, B. Santa Efigênia.

Entrada gratuita

Onde comprar o livro: www.editoraaappris.com.br

Informações para a imprensa: [email protected] ou(31) 99775-1823

Informações sobre o evento: (31) 99775-1823

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade