Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Peça 40 anos Esta Noite sobre família homoafetiva estreia temporada popular no Rio

Publicado em 30/04/2019

O espetáculo 40 Anos Esta Noite volta em temporada popular, de 03 a 26 de maio, no Teatro João Caetano. A comédia dramática discute a formação de famílias homoafetivas na contemporaneidade. Questões relativas à sexualidade, relações parentais, gênero e preconceito também são postos em pauta na peça.

Através do cenário da comemoração pelos 40 anos da protagonista, Gabriela faz um convite inesperado ao amigo de infância Bernardo. Se tornar pai do filho que junto com a namorada está tentando ter, sem sucesso, através da inseminação artificial.

“São quatro personagens muito diferentes que se veem diante de uma oportunidade única: formar uma família. Como cada um encara isso é o conflito que os empurra um contra o outro.”, sintetiza Felipe sobre seu mais recente texto para teatro.

O jovem autor mantém o humor como marca do seu trabalho. “O mais importante pra mim é que a individualidade das personagens me permitiu levantar debates. O que é uma família, afinal? O mundo está aí para nos mostrar que os arranjos são os mais diversos possíveis”, analisa.

Temas profundos

Para o diretor Bruce Gomlevsky, é um mérito abordar temas profundos e polêmicos que possibilitem o público rir e, ao mesmo tempo, refletir. “Me interessei pela qualidade deste texto inédito, nacional, contemporâneo e muito  bem escrito. A peça tem como tema principal o amor, e qualquer maneira de amor vale a pena e merece respeito. Os personagens em cena precisam refletir sobre que tipo de família pretendem e querem construir, então o público pode esperar entretenimento com reflexão.”, complementou Bruce, que dirige Felipe no teatro pela segunda vez.

A ideia é que a plateia sinta a tensão e pondere os pontos de vista de cada um na construção dessa nova possível família. “Como um jovem gay, faz todo sentido usar a arte para expressar meus conflitos, falando sobre o preconceito sofrido pela comunidade LGBTI+.”, declarou Felipe que, além de assinar o texto, está em cena como João. Completam o elenco Gabriel AlbuquerqueGisela de Castro e Karina Ramil.

Plateia discute tema

A montagem pretende inserir os espectadores de forma ampla no universo LGBTI+, realizando debates após as sessões de segunda-feira e sorteio de livros a cada apresentação. “Acredito que estamos vivendo uma transição em termos de visibilidade desta temática. Eu acho sensacional que tenhamos mais peças assim, até para que o público não seja somente de espectadores LGBTI+. Se eu assisto peças onde o conflito é centrado em personagens heterossexuais e isso nunca foi um problema pra mim, por que o contrário seria?”, encerra o autor.

O espetáculo estreou em Janeiro no Teatro Ipanema, onde foi sucesso de público e crítica por dois meses. Agora, a montagem reestreia num espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ buscando abranger um público ainda maior. O argumento e texto de Felipe Cabral sobre ideia original de Gisela de Castro com direção de Bruce Gomlevsky.

SERVIÇO:

40 ANOS ESTA NOITE

Temporada:03 a 26 de maio de 2019

Horários: Sexta-feira e Sábado – 19h30 / Domingo – 18h

Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/nº – Centro)

Telefone: (21) 2332-9166 / 2332-9257

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Duração: 80 minutos

Classificação: 16 anos

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade