Espetáculo Joãozinho da Goméia
Espetáculo Joãozinho da Goméia (Foto: Divulgação)

A Companhia KarmaCírculus Teatro, estreia o espetáculo “Joãozinho da Goméia – De filho do tempo a Rei do Candomblé”. A peça acontece na sexta-feira (1º), no Espaço Cultural Terreiro Contemporâneo, no Rio de Janeiro. O poema cênico é um mergulho na forte personalidade do homem que popularizou o candomblé no Brasil.

Figura polêmica, Joãozinho da Goméia era negro, homossexual, artista e apaixonado pelo carnaval. Não tinha papas na língua e muito menos medo de ser ousado e revolucionário dentro da religião. Era considerado um homem a frente de seu tempo que não se envergonhava de ser homossexual.

Pai-de-santo que afrontava os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público, tornando-se famoso pela sua dança. Vestia-se de mulher para brincar carnaval. Para o autor e diretor do espetáculo, Atila Bezerra, a montagem resgata uma história de extrema importância para a cultura afro-brasileira.


LEIA MAIS:

Liq promove evento em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

PF revela abertura de cinco inquéritos com ameaças contra Jean Wyllys

“Há 2 anos eu vinha fazendo a performance “Joãozinho”, de aproximadamente 6 minutos de duração. O espetáculo começou a ser construído a partir deste trabalho e não poderia nascer em momento mais oportuno. João da Goméia nos permite levar pra cena discussões urgentes a cerca do racismo, homofobia e intolerância religiosa. Num momento em que o país insiste em retroagir, principalmente no que diz respeito às questões de direitos humanos.”, conta Átila Bezerra.

Personalidade do Candomblé brasileiro

João foi responsável por enfeitar as festas no terreiro e também os bolos decorados nas festas de santo. Popularizou a religião atraindo importantes nomes da cultura, da política, de toda a alta sociedade brasileira. Joãozinho da Goméia atraiu também a atenção da imprensa e se tornou responsável pelo crescimento do candomblé no país.

O espetáculo “Joãozinho da Goméia – De filho do tempo a Rei do Candomblé” que fica em cartaz até dia 24 de fevereiro. O texto propõe colocar o público diante do olhar, dos pensamentos, sentimentos e verdades desse grande líder religioso.

SERVIÇO

“Joãozinho da Goméia – De filho do tempo a Rei do Candomblé”

De 01 a 24 de fevereiro.

Sextas e sábados às 20h30

Domingos às 19h30

Ingressos: R$ 20,00 inteira / R$10,00 meia.

Local: Terreiro Contemporâneo

Endereço: Rua Carlos de Carvalho, 53, Centro – Rio de Janeiro.

Classificação etária: Livre