Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Produzido por jovens de projeto social, filme “Sócrates” é selecionado para Mostra de SP

Publicado em 18/10/2018

O longa-metragem “Sócrates”, que vem representando o Brasil em festivais internacionais (leia abaixo), é um dos destaques da 42ª Mostra Internacional de São Paulo na categoria Competição de Novos Diretores. A primeira exibição acontece já neste sábado, 20, no Shopping Frei Caneca, às 20 horas. Com produção do Instituto Querô e Querô Filmes, “Sócrates” é dirigido por Alex Moratto e chega aos cinemas  com distribuição da O2 Play.

O longa-metragem de ficção relata a trajetória de um jovem negro, homossexual de 15 anos, morador da periferia da Baixada Santista, litoral de São Paulo, que precisa sobreviver por conta própria após a morte de sua mãe.

“Em 2009, fui voluntário no Instituto Querô no Brasil. A dedicação desses jovens para buscar uma vida melhor, independente de suas realidades, me surpreendeu e me influenciou a fazer filmes sobre essas pessoas, moradores de comunidades, raramente representadas no audiovisual. “Sócrates” é um filme que representa essas comunidades e os brasileiros que me tornaram o cineasta que sou hoje. Além de falar dessas pessoas, o filme também é muito pessoal para mim e  se passa num contexto atual do Brasil, contando uma história universal sobre a coragem para viver”, explica Moratto.

“Sócrates” é uma produção de jovens de 16 a 20 anos das Oficinas Querô, projeto social idealizado pelo Instituto Querô há 12 anos, Organização Não Governamental de Santos que utiliza a ferramenta do audiovisual para capacitar jovens de baixa renda e transformar suas realidades por meio da sétima arte.

No longa Christian Malheiros interpreta Sócrates. O ator, formado pela Escola de Artes Cênicas de Santos (SP) foi escolhido entre centenas de candidatos para o papel principal. Em 2018, Malheiros estreou em teatro em São Paulo no FEDRA de Jean Racine, dirigido por Roberto Alvim.

LEIA MAIS:

Bohemian Rhapsody: Cinebiografia de Freddie Mercury pode bater recordes de bilheteria

Grupo LGBT do PSDB repudia apoio de João Dória Jr. a Bolsonaro

Tales Ordakji que interpreta Maicon é formado em teatro pelo SENAC-Santos e pela Escola de Artes Cênicas de Santos. Também faz parte do TEP, o grupo de teatro mais antigo de Santos, que tem como foco o teatro experimental. Suas apresentações teatrais foram selecionadas para competir em vários festivais brasileiros, conquistando diversos prêmios e indicações. “Socrates” marca a estreia dos dois atores no cinema.

Desde o dia 20 de setembro, quando estreou mundialmente no LA Film Festival, em Los Angeles (Estados Unidos), o longa já foi selecionado para o Festival Du Nouveau Cinéma, em Montreal (Canadá) e para o Woodstock Film Festival (Estados Unidos), onde levou o prêmio “Ultra Indie Award”, entregue para filmes realizados com menos de 200 mil dólares. Em novembro “Socrates” será exibido no Festival do Rio e também no Thessaloniki Internacional Film Festival, na Grécia, principal vitrine para cineastas no sudeste europeu.

Além da estreia no dia 20, “Socrates” será exibido nos dias 21, às 16h10 na Cinesala em Pinheiros e na sexta-feira, 26 de outubro, às 17 horas, na Cinemateca, sala BNDES na Vila Clementino.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade