A drag queen Rainha Loulou
A drag queen Rainha Loulou (Foto: Divulgação)

Há 17 anos, Rainha Loulou é uma presença que impulsiona e abrilhanta a cena LGBT de Salvador. Em palcos diversos, na apresentação de grandes eventos, na articulação de movimentos, na concepção de projetos, espetáculos e produções audiovisuais, a drag queen é figura ilustre. Ao lado de outros nove artistas da Bahia, ela compõe o elenco de “Strip Tempo – stripteases contemporâneos”, onde vai desnudar não apenas o seu corpo, mas também a trajetória desta personagem, cuja vida é dada pelo figurinista, aderecista e maquiador Luiz Carlos Barboza Santana.

O espetáculo estreia em temporada no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, de 1º a 11 de novembro, de quinta a domingo, e se divide em dois volumes. Rainha Loulou estará no primeiro, em cartaz de 1º a 4, ao lado da dançarina e performer Isaura Tupiniquim, da bailarina e performer Jaqueline Elesbão, do performer e músico Leonardo França e do ator e dançarino Neto Machado. No segundo volume, que será apresentado de 8 a 11 de novembro, os intérpretes são o bailarino e pilateiro Douglas Gibran, o ator e dançarino Fábio Osório Monteiro, o dançarino e ciclista João Rafael Neto, o dançarino Jorge Oliveira e a cantora e atriz Lia Lordelo.


Com direção do encenador, coreógrafo e realizador audiovisual Jorge Alencar, a obra acessa cenas, figurinos, trilhas sonoras e outros componentes estéticos utilizados na carreira dos artistas, revelando suas inquietações enquanto se despem diante do público, em dez solos em torno de suas estéticas e erotismos. “Em um momento histórico no qual o corpo nu nas artes volta a ser atacado por setores conservadores e fundamentalistas da sociedade brasileira, é um ato extremamente político celebrá-lo e trazê-lo à cena”, afirma Jorge Alencar.

“Strip Tempo – stripteases contemporâneos” foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.

STRIP TEMPO – stripteases contemporâneos

Volume 1 – 1/11 a 4/11 (qui a dom)

Isaura Tupiniquim | Jaqueline Elesbão | Leonardo França | Neto Machado | Rainha Loulou

Volume 2 – 8/11 a 11/11 (qui a dom)

Douglas Gibran | Fábio Osório Monteiro | João Rafael Neto | Jorge Oliveira | Lia Lordelo

Horário: sempre às 20h; sessão extra às sextas, às 23h59

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia

(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)

Quanto: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)

Vendas: www.sympla.com.br/dimenti

Classificação indicativa: 18 anos