As autoras Marina Moura e Amanda Machado e a antologia Poesia Gay Brasileira
As autoras Marina Moura e Amanda Machado e a antologia Poesia Gay Brasileira [Foto: Tácito Chimato/Divulgação]

O livro Poesia Gay Brasileira, primeira antologia de obras com temática homossexual do Brasil será lançada neste sábado (16), na Idea Casa de Cultura, em Belo Horizonte. Criada pela pesquisadora Amanda Machado e a jornalista e poeta paulistana Marina Moura, a obra reúne 130 poemas de 44 autores nacionais, dentre eles Carlos Drummond de Andrade e Lúcio Cardoso.

“O projeto diz por si só. Ele é uma prova viva de que essas pessoas existem”, aponta Moura. “Acreditamos que o livro tenha muita importância porque mostra que a homossexualidade sempre esteve presente”, afirma Machado.

Leia Mais:


Em cartaz em São Paulo, Espetáculo Manifesto Inapropriada debate homofobia

Atração do réveillon de Salvador, Pabllo Vittar se mostra ansiosa: “Mal vejo a hora”

A ideia nasceu em 2014, quando as duas autoras fizeram um curso de pós-graduação em projeto editoriais.“No início, pensamos em reunir a literatura gay brasileira, mas quando começamos a pesquisar, vimos que existia muito material. Então resolvemos focar na poesia, que era algo que ainda não tinha sido feito. Escolhemos a poesia também por acreditar que ela sensibiliza, que toca as pessoas”, revelou.

Além de textos que datam o século 19, novas produções também são feitas por trabalhos inéditos, como os escritores Glauco Mattoso, Roberto Piva e Walmir Ayala que também contribuíram para a antologia.

Serviço:

Lançamento do livro Poesia Gay Brasileira

Quando: sábado, 16 de dezembro
Onde: Idea Casa de Cultura – Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Belo Horizonte
Horário: 18h