Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Câncer de próstata: Doença aflige um a cada seis homens

Publicado em 30/11/2018

A campanha internacional Novembro Azul chega ao fim hoje (30), mas o propósito da iniciativa deve valer todos os dias. Os dados não devem ser ignorados: um a cada seis homens terá câncer de próstata em algum momento de sua vida, e um a cada 36 morrerá, de acordo com o Metrópoles.

A incidência é maior em pessoas com 65 anos ou mais, grupo que equivale a 75% dos casos da doença. Algumas vezes o tumor se espalha rápido e chega a outros órgãos, podendo ocasionar a morte. No entanto, na maioria das vezes, ele se desenvolve devagar. Chega a levar cerca de 15 anos para alcançar 1cm³, e por isso a prevenção e atenção à saúde é essencial.

Homens devem estar atentos aos sinais: Dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar muitas vezes; sangue na urina. São indicativos que não são definitivos, mas dignos de atenção e cuidado.

Leia:

Mulher cis em tratamento contra câncer sofre agressão ao ser confundida com trans

Câncer de mama afeta 1% da população masculina

Detecção do câncer de próstata

O exame para detecção do câncer de próstata, apesar de invasivo, é indolor, seguro e dura aproximadamente 10 segundos. Infelizmente, a ideia frágil que define o que é masculino leva alguns homens a terem preconceito com o exame. O urologista Carlos Watanabe acredita que isso seja uma barreira cultural, mas que “temos vencido isso cada vez mais. O acesso à informação tem facilitado nosso trabalho, mas ainda existe uma certa dificuldade em trazer o homem para cuidar da própria saúde”.

A periodicidade nos exames é indicada para as pessoas que têm a partir dos 50 anos de idade.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade