Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

OAB revela emissão de 62 certidões com nome social de advogados trans

Publicado em 30/04/2018

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou que cerca de 62 certidões autorizando o uso do nome social no lugar do civil nos registros de travestis e transexuais foram emitidas, desde que a iniciativa entrou em vigor em 2017, através de uma resolução do Conselho Federal, anunciada no ano anterior.

De acordo com o site Consultor Jurídico, 11 estados e o Distrito Federal já lançaram carteiras da OAB com as alterações para pessoas trans. A Bahia figurou no primeiro lugar com o total de nove documentos. Já a capital do Brasil, vem logo em seguida com oito.

LEIA MAIS:

Professor norte-americano abandona cidade após receber ameaças ao se assumir gay

Transdr: Novo aplicativo dedicado para pessoas transgêneros é lançado no Reino Unido

São Paulo foi o primeiro estado a emitir a certidão em janeiro do ano passado, dada para a advogada transexual Márcia Rocha. Depois dela, outras cinco foram emitidas no território paulistano, empatado com Rio Grande do Sul, Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. O Centro-Oeste é a única região que não aceitou nenhum pedido para a alteração.

A promotora Robeyoncé Lima foi outro nome que chamou muita atenção por ser a primeira, e até então, única, no Pernambuco a utilizar a iniciativa. Além da carteira profissional, ela também pediu o processo de retificação do nome civil, tanto que não consta o seu nome de batismo na carteira, como em outros casos.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade