Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Clube afasta ex-técnico da seleção masculina de ginástica artística acusado de abuso sexual por atletas

Publicado em 30/04/2018

O ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes foi afastado do Clube Mesc, nesta segunda-feira (30), após denúncias de abuso sexual contra pelo menos 40 jovens atletas em reportagem do Fantástico, neste domingo (29). A instituição afirmou, entretanto, que atualmente o acusado não atuava mais na ginástica e fazia apenas trabalhos administrativos.

Em uma investigação que durou quase quatro meses, mais de 80 pessoas foram ouvidas sendo 42 ginastas e ex-ginastas que alegaram em depoimentos anônimos ou em frente às câmeras sofrer algum tipo de assédio físico, moral ou sexual por parte do treinador.

Dentre os depoimentos, as vítimas contaram que enquanto treinados por Lopes, viveram episódios como toque nas suas partes íntimas, pedidos para que se masturbassem na sua presença, além de impedir que os garotos tomassem banho reservadamente. Em um dos relatos, o atleta lembrou que em um dos exercícios, o técnico colocou a mão por dentro do calção e retirou o seu pênis para fora.

O Movimento de Expansão Social Católica (Mesc), clube particular da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, emitiu uma nota de esclarecimento sobre os fatos informando que nunca recebeu quaisquer reclamações contra Fernando, nos 20 anos que ele atuou dentro do clube.

LEIA MAIS:

1ª Parada LGBT de Mogi das Cruzes reúne cerca de 1,5 mil pessoas

OAB revela emissão de 62 certidões com nome social de advogados trans

O Mesc, em seus 59 anos de história, sempre zelou pela segurança e bem estar de seus associados, atletas, alunos, colaboradores, prestadores de serviço e visitantes, e jamais foi ou será conivente com qualquer tipo de conduta indevida ou criminosa, e assim continuará, sempre prestando serviços de qualidade aos associados e cidadãos do ABC”, diz um trecho pronunciamento.

Fernando ficou por dois anos à frente da seleção brasileira masculina. Ele treinava Diego Hypolito e Caio Souza até ser afastado da equipe olímpica um mês antes dos Jogos Rio 2016, quando recebeu a primeira acusação de assédio sexual por um menor de idade.

Confira o comunicado na íntegra:

“Esclarecimento sobre a reportagem do Fantástico

Sobre a reportagem do Fantástico em referência ao Sr. Fernando de Carvalho Lopes, veiculada na noite deste domingo, o Clube Mesc esclarece que:

1. A administração do Clube nunca recebeu nenhuma reclamação ou denúncia acerca da atuação ou comportamento inadequado do Sr. Fernando de Carvalho Lopes durante os 20 anos de sua colaboração com o Clube, sendo certo ainda que as acusações que recaem sobre ele, segundo informações de seu advogado, ainda estão em fase de investigação em sede de Inquérito Policial, que tramita em segredo de justiça, razão pela qual o Clube não teve acesso a sua íntegra;

2. Há dois anos, quando do surgimento das primeiras acusações, o Sr. Fernando de Carvalho Lopes foi de imediato e, por cautela, transferido para serviços administrativos, não mantendo desde então qualquer contato direto com atletas e alunos da ginástica, ou de qualquer outra modalidade esportiva do Clube;

3. A psicóloga Thais Copini não é e nunca foi funcionária do Mesc. Ela era contratada pelos pais dos atletas, sem nenhum vínculo com o Clube;

4. O Mesc também não tem convênio e não recebe verbas de qualquer natureza da Prefeitura de São Bernardo do Campo, como afirmado na reportagem.

O Mesc, em seus 59 anos de história, sempre zelou pela segurança e bem estar de seus associados, atletas, alunos, colaboradores, prestadores de serviço e visitantes, e jamais foi ou será conivente com qualquer tipo de conduta indevida ou criminosa, e assim continuará, sempre prestando serviços de qualidade aos associados e cidadãos do ABC.

À direção do Mesc”

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade