Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Projeto que propõe inclusão de mulheres trans na Lei Maria da Penha é aprovado no Senado

Publicado em 23/03/2018

O Projeto de Lei do Senado (PLS 191/2017) que propõe que mulheres transgêneros passem a ser protegidas através da Lei Maria da Penha foi aprovado, na quarta-feira (21), pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O texto, de autoria do senador Jorge Viana, ressalta que apesar do foco inicial da lei Maria da Penha ter sido para proteger mulheres cisgênero, a mesma deve ser ampliada para atender as transformações da sociedade, de forma a proteger também aquelas que se identifiquem com o gênero feminino mesmo que tenha sido resignada desta maneira ao nascer.

“A lei Maria da Penha é muito importante e espero que não haja nenhum tipo de preconceito, de visão atrasada contra esse aperfeiçoamento [da lei] e que a questão de gênero seja levada em conta para que a gente possa abranger os propósitos da legislação a todas as pessoas que, sendo mulheres, se sentindo mulheres, sejam vítimas de violência”, afirmou Viana.

Leia Mais:

Mato-grossense se torna o primeiro transgênero a retificar nome na Certidão de Nascimento no Brasil

Cantora trans Valéria comemora apresentação no show de Katy Perry: “Ela é um amor”

O PLS garante às pessoas que se identificam com gênero feminino a proteção da lei, principalmente por causa do alto número de agressões contra elas, como revela o relatório de Assassinatos LGBT no Brasil, organizado pelo Grupo Gay da Bahia, e fez com que o Brasil fosse o país com maior índice de violência contra a comunidade no mundo.

Relatora do processo, a senadora Marta Suplicy defende que o país tem passado por uma modernização e por avanços na crença de que as pessoas têm os mesmo direitos fundamentais, como o reconhecimento à identidade ao indivíduo que atribui a si mesmo. Ela ainda lembra que em casos de violência contra transgêneros se leva em conta o visual feminino da vítima.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade