Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Sul-mato-grossense se torna o primeiro transgênero a retificar nome na Certidão de Nascimento no Brasil

Publicado em 22/03/2018

O campo-grandense Kaio Arantes Baio, de 22 anos, fez história ao ser o primeiro transgênero do Brasil a ter os seus nomes retificados na Certidão de Nascimento. Ele retirou o documento no cartório de Serviço Notarial e Registral na sexta-feira (16).

Ao site Campo Grande News, o jovem explicou que decidiu dar andamento no processo para a mudança do seu nome após a decisão do Superior Tribunal Federal (STF), que assegurou o novo registro sem a necessidade de uma decisão judicial como acontecia anteriormente. “Eu já tinha um processo em andamento do Tribunal de Justiça para mudança do nome, mas ele estava parado”, afirmou.

O nome escolhido começa com “K” com o propósito de homenagear a sua mãe, que sempre gostou de nomes com esta inicial. “Meu nome antigo nome também começava com essa letra, mas eu não quero falar dele porque já não faz parte do presente”, afirmou.

Leia Mais:

Thammy Miranda lança linha de cremes de barbear

Tarso Brant mostra nova carteira de identidade com nome retificado

Agora, o método se tornou muito mais simples, de acordo com o tabelião responsável Lucas Zamperlini, nem mesmo o laudo psicológico é necessário nesses casos. “A pessoa preenche o requerimento, paga a taxa de R$ 98,55 e, em cinco dias, o documento está prontoO que o cartório tem exigido é a Certidão de Antecendentes Criminais e Certidão Negativa Criminal da Justiça Estadual e a procura pelo serviço tem sido constante”, contou.

Com a nova certidão, Kaio pode também tirar novas vias do RG e CPF. Ele considera ter nascido de novo com o novo documento oficial, que agora irá ajudá-lo a casar com a sua namorada Bruna com quem está junto há mais de quatro anos.“Eu sempre procurei alguém que me apoiasse, me aceitasse, e ela foi essa pessoa desde o início”, declarou.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade