Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Matilha Cultural realiza exposição com obras elaboradas em aldeia no Alto Xingu

Publicado em 20/09/2018

A programação do Setembro Verde da Matilha Cultural,em São Paulo,recebe este ano, a Exposição Imersão, do artista afro-indígena Lumumba. A exposição tem início no dia 22 de setembro e fica na Matilha Cultural até 27 de outubro.

Lumumba é mineiro, descendente de congoleses, guaranis e morador do centro de São Paulo. Após uma longa pesquisa, na qual inclui duas viagens ao Parque Indígena do Xingu, o artista realiza em Imersão um trabalho utilizando apenas pigmentos naturais. A curadoria da exposição é de João Carlos Villela.

As obras foram realizadas na aldeia Kamaiurá “Ipavu”, no alto Xingu, durante a semana do Kuarup. Juntamente com a exposição Imersão, a Matilha Cultural também recebe a visita de uma família Kamaiurá. São vários encontros, com atividades diversas, incluindo workshop de pintura corporal e pajelança.

Lumumba é bisneto de indígena da etnia Puri-Guarani, da serra do Caparaó. Em setembro de 2017 participou do I Encontro de Pajés do Xingu, no Parque Indígena do Xingu, junto aos kalapalos. Lá, em completa imersão, foi submetido ao ritual do guerreiro Kalapalo “Arranhadeira”.

LEIA MAIS:

Pepita faz show na 4ª Conferência SSEX BBOX em SP; Confira programação completa

Ator francês Arnaud Gagnoud sofre agressão homofóbica ao abraçar namorado em público

Autodidata, Lumumba iniciou sua trajetória em 2001 pintando orixás em juta, traduzindo os mitos yorubás, influenciado por Michelangelo e Boris Vallejo. Em 2009, começa a dedicar-se a trabalhos cenográficos: Parada Momentos Mágicos Disney World, Óperas Infantis para o Teatro Municipal de São Paulo, Beto Carrero World, Dreamworks, Oktoberfest, Caso do Porco Bar e o último, Boteco da Diversidade – Edição maio/18.

Exposição Imersão terá ainda apresentação de música e dança com o projeto Amazonizando Sampa O projeto nasceu com a intenção de aproximar a Amazônia brasileira a cidade de São Paulo, realizando vivências e oficinas em torno da tradição do Marabaixo, cultural popular do povo Quilombola do Amapá, dando visibilidade a diversidade cultural e as tradições amazônicas.

Programação:

25/09 19:30h

Roda de conversa com indígenas Kamayurás e o Artista Lumumba

29/09 10h às 20h

Pintura Corporal – Grafias indígenas com jenipapo.

Pajelança -Tratamento Indígena

Serviço:

Exposição IMERSÃO

Quando: De 22 de Setembro a 27 de Outubro

Onde: MATILHA CULTURAL – Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo – Tel.: (11) 3256-2636

Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h

Wi-fi grátis. Cartões: VISA (débito/ crédito)

Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade